sexta-feira, 3 de outubro de 2008

[Conto] O beijo da Esfinge!

“...ya no la quiero, és cierto, pero talvez la quiera...”
Pablo Neruda, “Los Veinte poemas de amor, y uma canción desesperada”.


---

Com toda certeza não a amo nem estou apaixonado, não tente rotular o que não você conhece! Palavras são signos que nem sempre expressam plenamente um significado, mas se fosse para tentar tecer uma comunicação com um mundo externo ao meu, escolheria ‘desejo’. Não aquele meramente carnal – mais do que comê-la, preciso devorá-la e digeri-la lentamente – mas seus beijos são como um balão, começando do ponto mais alto seu declínio lento e frio. Sob os lençóis, a Esfinge repousa serena, como quem monta guarda em frente a um portal acessível para poucos. Ela não quer promessas, não precisa delas; tem fome de respostas, mas não pode pronunciar as perguntas. Em seu labirinto particular, a última vítima procura desesperadamente pela saída, enquanto seus olhos passeiam suaves pelo mundo, e eu observo à distância, tentando decifrar os enigmas da entrada de seu templo. O sol brilhando sobre seus flancos me ofusca a visão, e eu desvio os olhos para baixo. Busco seus pontos fracos com os passos silenciosos e precisos de um caçador de leoas, mas é inútil: a cada investida mais incisiva, o chão sob meus pés se desfaz em abismos intransponíveis. Ofegante, enxugo o suor em minha testa e observo. A enigmática mulher com corpo de leoa desvia os olhos para mim por uns instantes, e sorri intocável; tenho acesso a seu corpo, mas ela está guardando a entrada de um mundo inacessível para mim. Segundos antes de perder os sentidos, ouço um sussurro quase inaudível: “Decifra-me, ou te devoro!”.

29 comentários:

D.J. Dicks disse...

Eu diria decifra-me eu eu te devoro

Camila :) disse...

Palavras são signos que nem sempre expressam plenamente um significado
concordo :) e eeu ameei
e sera mesmo q minha irmaa é min ha fa? auhahuaahu

bejoo

Bem Resolvida disse...

da maneira que ando esses dias, tensa, eu diria: nem precisa me decifrar mas devora-me!!!

Gustavo Martins disse...

1) fidel: vai perder essa? não é todo dia que se recebe uma bem resolvida assim de letra; é matar no peito e PIMBA!

2) faz o favor de ir lá e esclarecer o que é o tal 68?

Flávia disse...

PUTAQUEOPARIU.

Sorry. Mas esse foi o melhor texto que li hoje. E um dos melhores que li sobre desejo, carne e sedução, nos últimos tempos. Deu até um arrepio percorrendo o corpo, de imaginar ser a tal mulher Esfinge por algumas horas :)

E a epígrafe, casadinha. Amo Neruda.

Amo.

Beijões, Dan.

Maria disse...

"Antes que me perguntem de novo, não, não estou apaixonado..."

Ai ai...

Que pena!

(homens apaixonados são tão bonitinhos)

Maria disse...

Daniel, abre a opção de comentar através de nome/URL. Não consigo comentar com a opção do wordpress, e acabei fazendo pela conta do google, mas acabo não conseguindo colocar o meu link.

Camila :) disse...

oiii de novoo :)

Anônimo disse...

Yessssssssss

Alessandra Castro disse...

Ain e quem é consegue ficar apaixonado nos dias de hj? Mas gostei das palavras, fortes e se deos quiser...Verdadeiras. :D

Mariana disse...

Tenha uma linda semana de muita Paz e Luz.
Beijo da Mariana

Gabi disse...

intenso!!!
muito bom

Camila disse...

Adoro essa frase: Decifra-me ou devoro-te!
É ÓTIMA
hahaha
beijos

menina fê disse...

e, na verdade, não era o que querias: ser devorado (mais do que devorar!)?!

rsrs

bjs da fê*

Fátima disse...

e o enigma? qual era afinal?

sim, eu vejo todos os filmes... aliás, os textos são escritos inspirados neles...

Gustavo Martins disse...

véio, agora que lemos com calma, bem... poesia em forma de prosa, com o ritmo certinho que você poenteou; ficou sensacional

genial!

inscreve no bestiário, fidel!

abraço!

Gustavo Martins disse...

sem falar que a mulherada tota ferveu as pererecas!

hehe

é falar "escrevi pra ti" e o ato se consuma

Fátima disse...

ah... mas sou cinéfila.

e sobre o texto: acha realmente que ela esteve apaixonada? Sim, talvez... agora ter deixado isso se esvair, foi culpa dele.

Carol disse...

Mulher - leoa ...
Taí uma boa idéia.
Blog excelente!
Parbéns! :)

Fátima disse...

apetece-me crer que a paixão é função sempre do outro. Se ela, não conseguiu se apaixonar por ele, é porque ele não conseguiu despertar nela a paixão. Enfim, usei a palavra culpa de uma forma errada... cabe sempre a ti despertar a paixão por quem estás apaixonado. Ali, não houve isso. Ele fez o que fez e não conseguiu. De fato, acho realmente que nunca houve paixão (da parte dela).

Camila disse...

Indecisa é pouco hahaha

atualizei lá

bjo*

Fátima disse...

sim... a paixão é despertada. Talvez até por atos inconscientes, mas sim, existe aquele momento do "click", do "puts, me apaixonei". Sim, ela foi dissimulada. E ainda bem que você percebeu isso no texto. Afinal, até traído ele foi. Para além de dissimulada, ela foi cruel.

***

Fato, os comentário viraram chats. Mas sem problemas, é um outro espaço alternativo para discussões, e neste caso sobre relacionamentos, que é o assunto chave do meu blogue.

Bom, e sobre o último texto. É uma hierarquia, seríamos corretos demais se disséssemos que não valorizamos mais uns do que outros, não acha? Há realmente histórias que nos marcam mais. Que nos ferem mais. E outras que são tão tolas que nem merecem atenção.
Porém há aquelas que não se enquadram em nada, o tal do "amor incondicional" (se é que ele existe), este fica fora de qualquer posição.

Camila :) disse...

postei hojee \o

bejooo

*** Cris *** disse...

Lindo texto!
Obrigada pela visita!
Um abraço!

Marcia Paula disse...

Obrigada pela visita e pelas palavras gentis,li a Clotilde e adorei,parabéns.Voltarei mais vezes.

Camila disse...

A mentira tem perna curtané!
hahaha

logo logo descbrirão!

bjo

Milena Palladino disse...

"flancos" me lembra alguma poesia de Pessoa. E essa foto no teu perfil é Che ou Fidel quando jovem? (Fidel já fora jovem?). Enfim... ótimo texto. Acho que é um desses casos de "amor ao contrário" que não é Roma. Entende?

bjo

de mulher pra mulher disse...

olá obrigada pela viita em meu blog
adorei aqui o conto está
belo adorei
suave seja!!
volt sempre que quiser
suave seja!!
bjos..no coração
.
.
Sandrinha

Mariana disse...

Bom fim de semana, beijo